sábado, 17 de novembro de 2012

O AMOR, o maior de todos os medicamentos!

Amar e Sofrer parecem coisas tão próximas que até o significado da palavra Paixão tem seu entendimento perdido entre as duas. Neste texto o Professor Hermógenes nos traz o conceito de viveka (discernimento) em mais um aprofundamento, e utilização prática, que o universo do yoga pode proporcionar em nossas vidas:

O MAIOR  DOS MEDICAMENTOS


"O INIMIGO MAIOR do amor não é o ódio. O que mais o polui, inviabiliza, neutraliza e frusta é tudo aquilo que apenas parece amor. Por quê? Porque obscurece, ilude e cega a visão; e a pessoa se engana pensando que ama e, em verdade, somente deseja, se apega, se distrai com a curtição sensual, se contorce em tormentosas crises de ciúmes, se debate aflita no visgo da paixão.

Desejo de conquistar o outro, apego a ele se já o possui, interesse no que o outro tem ou representa ser, tensão erótica nutrida pelas formas sedutoras do outro… tudo isto parece tanto com amor que a pessoa, carente de viveka (discernimento), mergulha no torvelinho emocional, do qual dificilmente consegue escapar. Cuidado com aquilo que tão-somente imita o amor e se faz passar por amor.
Uma jovem, companheira nossa de peregrinação no Sivananda Ashram, perguntou ao Swami Krishnananda:

“- Por que todas as vezes que eu amo acabo colhendo sofrimento?” 
A resposta do yogui foi pronta e certeira: 
“- Se há sofrimento, não há amor.”

O sofrimento é uma inevitável consequência de tudo que simplesmente se assemelha ao amor; não consequência do verdadeiro Amor.

O que se tem denomidado amor não passa de amor-próprio, a experiência evidencia: é fonte de dramas dolorosos. O Amor, ao contrário, é a própria felicidade. É meta sublime a ser alcançada. Como? Mediante a redução gradativa do ego, ou seja, pela humildação, que minimiza a febre do amor-próprio."

Hermógenes, O Essencia da Vida, p. 229

“A benção de Deus enriquece e não acrescenta dores”. Pv 10:22

Enviado po Jefferson Severino - Jornalista - SC - 01571 - JP

Um comentário:

Tania Gusman disse...

Muito triste por terem me dito que este blog está horrível... nem imaginam como fiquei magoada com a forma com que me foi dito...
Numa forma muito grosseira... perdi até o estímulo infelizmente... E eu que só penso em ajudar!!!