terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Como comer com hashi

Você já comeu com “hashí“? Ou seria com “háshi”? Se estivermos falando nos famosos pauzinhos usados para comer, os japoneses chamam de “háshi” ou “oháshi” e não “hashí” (oxítona) como estamos acostumados a ouvir no Brasil. Em japonês, a pronúncia “hashí” tem um outro significado completamente diferente: ponte!

Como japonês não tem acentos, as vezes não dá para saber mesmo só pela leitura. As palavras são homógrafas em romaji e hiragana, mas os kanjis são diferentes: ( Achei aqui)
               
Háshi                                      Hashí

Pauzinhos                                      Ponte

Na próxima vez que for a um restaurante japonês, não vá pedir pro garçom te trazer uma ponte!

Quer aprender a usar hashi? Clique aqui ou siga as instruções abaixo
  
Usar o hashi para comer não é muito difícil, mas requer um pouco de prática. Aqui vai um passo a passo para você não fazer feio quando for a um restaurante japonês.


O pauzinho de baixo passa entre o polegar e o indicador e se apoia no dedo anelar


Com os dedos indicador, médio e polegar, segure o pauzinho de cima. É mais ou menos como segurar uma caneta.


Para abrir e fechar, movimente o pauzinho de cima utilizando os dedos indicador e médio

Dia 1º de Novembro é o Dia do Sushi. O famoso "peixe cru" da culinária japonesa, que existe há mais de 200 anos, tem fãs pelo mundo todo! É considerada a primeira forma de comida fast food, já que era preparado na hora e consumido em barraquinhas na rua mesmo.


Para quem gosta de comida japonesa, achei aqui o passo a passo de como fazer o famoso sushi, um dos pratos mais pedidos na culinária japonesa.

O sushi  é uma comida facíl de fazer no qual você pode praticar em casa, além de sair bem mais conta do que você comprasse, opte em oferecer o sushi para convidados pois é uma comida bem diferente das brasileiras.

Confira abaixo a receita passo a passo:


Ingredientes:

- 1 xícara de arroz para sushi (grão curto)
- 2 xícara de água
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 pacote de Kani Kama
- Queijo cremoso sabor Queijo Gruyère

Modo de Preparo:

-Coloque uma folha de alga em cima de uma mesa limpa e despeje uma quantidade suficiente de arroz, cobrindo pouco mais que a metade da alga e cuidando para que na extremidade em que começar a preencher com o cereal cozido, deixar um espaço de 2 cm aproximadamente.

-Espalhe para não ficar muito “alta” a camada nem desproporcional.

-Coloque o Kani e o queijo gruyère, agora levante a folha de alga e vá enrolando sendo que, na primeira “enrolada”, você deve fazer pressão para que o arroz se acomode na alga de forma homogênea.

-Quando terminar de enrolar, umideça a extremidade da alga para dar a liga e “colar” uma ponta na outra. Corte o rolinho em duas partes iguais e, depois, em três pequenas rodelas cada uma das partes.

-Coma com molho shoyu pra dar um gostinho! 
BOM APETITE!!!!


Nenhum comentário: